Linha Aberta - Carlos Alberto Sardenberg

Informações:

Synopsis

Análise das novidades dos cenários econômicos brasileiro e mundial. De segunda a sexta.

Episodes

  • 'Tivemos uma semana de desatinos em diversas áreas do governo'

    17/09/2021 Duration: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg resume os acontecimentos políticos da semana. Para ele, foram dias de incongruência, com destaque para 'ministro da Saúde médico que toma decisões contra a ciência com argumentos de senso comum' e 'ministro da Economia que se diz liberal, mas cria imposto provisório para financiar despesa permanente.'

  • Governo comete série de 'burradas monumentais' na economia e na saúde

    17/09/2021 Duration: 09min

    Carlos Alberto Sardenberg analisa 'desatinos' do governo Bolsonaro, como o aumento do IOF para financiar a expansão do Bolsa Família. Para o comentarista, incremento no benefício social poderia ser pago com o dinheiro hoje destinado a emendas parlamentares, em vez de ser bancado pelo aumento da carga tributária. Sardenberg critica, também, postura do ministro da Saúde diante dos problemas na campanha de vacinação contra a Covid-19

  • Enquanto falta dinheiro para remédios essenciais, emendas do relator preveem gastos de R$ 16,8 bilhões

    16/09/2021 Duration: 04min

    Em ofício, o IPEN informou que não terá recursos financeiros para continuar produzindo radiofármacos já na próxima segunda-feira. Para reverter a situação, seria necessário o valor de R$ 34,6 milhões. Sardenberg faz um paralelo dessa quantia com o que está previsto de emendas do relator no Orçamento. 'Isso é um exemplo de como o governo é desorganizado e não tem o menor senso de responsabilidade', avalia.

  • 'Essa semana marcou o fim de Bolsonaro como um presidente viável para a reeleição'

    10/09/2021 Duration: 09min

    Sardenberg repercute os acontecimentos políticos e econômicos da semana, com as manifestações do feriado de Independência. Segundo o comentarista, Bolsonaro está cada vez mais sem saída: 'se radicalizar, perde apoio político e acelera possível impeachment; se dá uma de carneirinho, perde o apoio popular e fica nas mãos do centrão', afirma.

  • 'Um país meio enlouquecido'

    10/09/2021 Duration: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg fala dos efeitos da carta escrita por Temer e assinada por Bolsonaro. Comentarista destaca que quase ninguém acredita na retratação do presidente. Sardenberg também cita a postura de Bolsonaro na reunião dos Brics e a situação da economia brasileira. 'A economia real está mal e sem liderança do governo'.

  • 'O presidente sentiu as condições de impeachment se formando'

    09/09/2021 Duration: 05min

    Carlos Alberto Sardenberg avalia que a nota oficial de Jair Bolsonaro, na qual diz não ter tido intenção de ofender as instituições, não reflete o 'Bolsonaro verdadeiro'. Segundo ele, o presidente recua para amenizar o clima de impeachment, mas perde apoio popular: 'as bases do bolsonarismo raiz já criticam Bolsonaro', afirma. Para Sardenberg, o presidente se torna ainda mais dependente do centrão e 'já não governa mais nada.'

  • Hoje é dia de saber como as instituições irão reagir ao discurso de Bolsonaro

    08/09/2021 Duration: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre a expectativa para a reação da sociedade, das instituições e do mercado financeiro, após as ameaças golpistas do Presidente da República. Comentarista destaca que há várias questões políticas e cruciais da economia brasileira em andamento, mas Bolsonaro não está nem ai para esses assuntos. 'A única coisa que ele quer saber é como vai fazer para se reeleger e, sobretudo, não ser preso', diz.

  • Após discursos de Bolsonaro em manifestações, 'governo acabou'

    07/09/2021 Duration: 10min

    Carlos Alberto Sardenberg avalia que Bolsonaro 'passou dos limites' em discursos durante manifestações e que já há uma série de razões para a abertura de um processo de impeachment. Para o comentarista, clima de conflito entre poderes impede o avanço em pautas que realmente importam para o Brasil. 'Governo foi para o pau', afirma.

  • 'Bolsonaro tumultua o ambiente porque se vê cada vez mais isolado'

    03/09/2021 Duration: 05min

    Carlos Alberto Sardenberg repercute os acontecimentos da semana, com as declarações do presidente Jair Bolsonaro que, segundo o comentarista, 'está cercado e reage maneira estapafúrdia, criando instabilidade na sociedade e na economia'. Sardenberg comenta ainda sobre as expectativas para o feriado de Independência, com os riscos de insubordinação das Polícias Militares e possível movimentação de caminhoneiros.

  • Economia brasileira está em viés de baixa

    03/09/2021 Duration: 04min

    Carlos Alberto Sardenberg destaca que essa semana apresentou sinais de fraqueza na economia brasileira, com dados do PIB, da produção industrial e desemprego. Além dos fatores econômicos, há os conflitos políticos permanentes gerados pelo presidente. 'Uma semana ruim para a economia', diz.

  • Empresariado está dividido diante dos atos do 7 de setembro

    02/09/2021 Duration: 06min

    Em Minas Gerais, por exemplo, a FIEMG se manifestou a favor do governo. Já um grupo grande de empresários se manifestou a favor da democracia. 'Uma parte do PIB já desembarcou do governo Bolsonaro e procura uma terceira via. Já a outra parte ainda está com medo de declarar uma posição', observa Sardenberg. Ele ainda comenta que o empresariado está preocupado com as manifestações em 7 de setembro.

  • Aumento da conta de luz, inflação e os reflexos na cadeia produtiva do país

    01/09/2021 Duration: 07min

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre o aumento na conta de luz e a escalada das bandeiras tarifárias ao longo do governo Bolsonaro. 'Estava na cara que o problema estava piorando ao longo do tempo e exigindo medidas de controle da demanda'. Sardenberg cita o que poderia ter sido feito, mas destaca que 'o governo ficou meio que torcendo para chover'. Comentarista diz que o resultado é que a conta de luz vai aumentar, com dúvida sobre a redução da demanda e a possibilidade de racionamento de energia. 'Temos inflação para cima, juros para cima, mercado de trabalho fraco e PIB apontando para baixo no final do ano'.

  • 'O governo demorou muito para agir e ficou preocupado com questões políticas e de popularidade'

    31/08/2021 Duration: 06min

    Sardenberg repercute reajuste nas contas de luz com a nova manobra de 'bandeira da escassez'. O comentarista fala que o Operador Nacional do Sistema Elétrico estimou que os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, os maiores, chegarão ao fim de setembro com apenas 15% da capacidade de armazenamento; na crise de 2001, estavam em 20%. Isso significa exploração de outras formas de energias, o que encarece e, no final, precisa ser compensado com reajustes.

  • 'Em meio ao caos, Bolsonaro manda apagar luz, comprar um fuzil e fazer baderna no 7 de Setembro'

    27/08/2021 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg repercute semana polêmica na política nacional; em cenário de inflação alta, perda do poder aquisitivo das famílias, crise hídrica, alta dos combustíveis, do gás de cozinha, desemprego recorde e PIB em baixa, Sardenberg comenta a gravidade das recentes declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da República.

  • 'Se o governo é perdulário, fica difícil para o Banco Central'

    26/08/2021 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg repercute a decisão, com maioria expressiva, do Supremo pela manutenção da autonomia do Banco Central. Com a lei, os diretores passam a ter maior estabilidade com um mandato de quatro anos. Sardenberg ressalta que, em países com maior tradição econômica, o mandato do presidente do BC não coincide com o do presidente da República, o que confere ao Banco maior autonomia operacional sem opressões políticas.

  • 'Parecia uma conversa entre amigos'

    25/08/2021 Duration: 07min

    Carlos Alberto Sardenberg fala da sessão da CCJ do Senado que manteve no cargo como procurador-geral da República, Augusto Aras. Sardenberg pontuou alguns momentos da sabatina que chamaram a atenção. Comentarista explica que parlamentares não querem criar encrenca com o procurador que pode vir a acusá-los.

  • 'O país está diante da necessidade de encontrar candidatos mais ao centro'

    24/08/2021 Duration: 09min

    Carlos Alberto Sardenberg comenta a polarização política no Brasil que, em 2018, elegeu Bolsonaro pelo anti-petismo e agora, em 2022, projeta Lula na liderança, pelo anti-bolsonarismo. Sardenberg fala também sobre os temores com as manifestações do feriado da Independência e cita projeções econômicas.

  • 'A proposta de reforma tributária do governo é ruim e confusa'

    20/08/2021 Duration: 10min

    Carlos Alberto Sardenberg comenta os atritos e desconfianças resultantes da negociação da reforma tributária pelo governo Bolsonaro. Segundo ele, 'foi um grande erro de Paulo Guedes' apostar no texto atual em detrimento das propostas mais completas e abrangentes já presentes no Congresso. 'Por melhor que seja a intenção, não deu certo', opina Sardenberg.

  • 'Empresários demoraram a perceber que o governo é muito ruim e tem uma política econômica fraca'

    20/08/2021 Duration: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre as mudanças e expectativas em torno da recuperação da economia em 2021 e 2022. Ele destaca que analistas começaram a rever a percepção da economia para uma ideia negativa. A inflação que parecia provisória passou a ser persistente. 'Estamos em um cenário de dólar alto, juros altos e desemprego alto. É ruim para todo mundo'.

  • Congresso, governos e partidos perdem tempo com coisas já resolvidas

    18/08/2021 Duration: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre o desperdício de tempo do Congresso com temas sem relevância. Ele destaca a aprovação na Câmara, em segundo turno, da PEC que estabelece a volta das coligações. A informação é de que no Senado o texto não vai passar. 'Se cair tudo no Senado, foi uma tremenda perda de tempo'. Sardenberg destaca que, enquanto isso, questões essenciais, como o orçamento para 2022, seguem pendentes.

page 1 from 2