Política

Informações:

Synopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodes

  • Flávio Bolsonaro acionará Renan Calheiros na PGR por crimes cometidos em sua atuação na CPI

    20/10/2021 Duration: 09min

    Bela Megale teve acesso a lista dos 20 crimes que devem ser imputados a Calheiros por Flávio, como injúria, difamação, calúnia e outros pontos vigentes na Lei de Abuso de Autoridade. 'Será uma representação assinada pelo Flávio e os assessores não descartam que o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador do Rio Carlos Bolsonaro também entrem com representações', conta Bela.

  • Retirada dos crimes contra Bolsonaro 'atende critérios técnicos e que impedem arquivamento mais fácil'

    20/10/2021 Duration: 25min

    Vera Magalhães comenta a retirada dos crimes de homicídio e genocídio dos povos indígenas contra Bolsonaro no relatório final da CPI. Apesar das interpretações que a comissão esteja 'amaciando' para o presidente, Vera aponta que as razões foram técnicas: 'realmente nesses dois crimes haveriam problemas técnicos e isso daria margem imediata para que Augusto Aras as considerassem ineptas'.

  • Opositores também consideram que Bolsonaro não poderia ser acusado de genocídio

    20/10/2021 Duration: 08min

    Vera Magalhães comenta mudanças no relatório final da CPI da Covid-19, como a retirada do indiciamento de Bolsonaro pelo crime de genocídio. De acordo com ela, até opositores 'ferrenhos' ao governo reconhecem que não seria possível imputar a Bolsonaro, tecnicamente, crimes como homicídio e genocídio. Vera afirma, ainda, que Flavio Bolsonaro protagonizou mais um episódio 'lamentável' ao responder com uma gargalhada ao ser perguntado sobre a reação do presidente diante do relatório.

  • CPI da Covid: 'momentos histriônicos, sensacionalistas, mas fundamental para explicar tudo o que aconteceu'

    20/10/2021 Duration: 06min

    Merval Pereira faz um balanço da CPI da Covid. 'O resultado é bom, mas houve alguns percalços, inclusive, no relatório'. Ele falou ainda do aproveitamento político da CPI. 'A CPI teve momentos histriônicos, sensacionalistas, mas teve papel fundamental para explicar tudo o que aconteceu durante essa pandemia'. Ele explica como será daqui para frente, a partir da leitura do relatório final. 'A punição do presidente da República é que vai mostrar que nós tomamos providências'. Merval acrescenta que os fatos são tão graves que alguma investigação será aprofundada.

  • Relatório final da CPI da Covid; recuo no anúncio do Auxílio Brasil; e 'o custo da esculhambação institucional'

    20/10/2021 Duration: 26min

    Na abertura do programa, a repórter Thaísa Oliveira fala sobre o relatório da CPI da Covid que será apresentado oficialmente hoje. Carlos Andreazza e Nadedja Calado destacam a decisão do governo federal de adiar o anúncio oficial do Auxílio Brasil depois da reação negativa causada pela divulgação do valor e da utilização de recursos fora do teto de gastos. Sobre o assunto, Andreazza e Nadedja voltaram a conversar com o professor de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas, João Villaverde. 'O governo não tem a mais pálida ideia do que quer fazer'.

  • 'Presidente tem uma personalidade totalmente voltada para o crime'

    20/10/2021 Duration: 14min

    Bernardo Mello Franco entrevista o senador Fabiano Contarato (REDE-ES) sobre o relatório final da CPI da Covid. Para o parlamentar, a CPI deveria ter tido um capítulo exclusivo para analisar o comportamento do chefe do Executivo. Contarato fala sobre os indiciamentos retirados do relatório: 'tenho uma visão diferente em relação ao genocídio de indígenas (...) acho que poderia ter sido mantido, sim, mas isso não vai macular todo o trabalho feito pela comissão'.

  • 'Como você estrutura programa social por gente que não entende o que é a pobreza?'

    19/10/2021 Duration: 11min

    'Não se faz política social da forma que eles estão fazendo', analisa Natuza Nery sobre as discussões em torno do Auxílio Brasil, que teve o anúncio do valor a ser disponibilizado adiado. Ela também comenta o fim do auxílio emergencial e a pobreza que afeta as pessoas em situação de vulnerabilidade. 'Não há uma preocupação com os famintos, há uma preocupação com a popularidade', afirma.

  • 'A coisa está encaminhando para um vale tudo e para que Paulo Guedes seja instado a um dá ou desce'

    19/10/2021 Duration: 23min

    Após a repercussão negativa, o governo cancelou o anúncio do Auxílio Brasil, o programa social 'turbinado' que vai substituir o Bolsa Família. Mais do que as críticas, o recuo expôs uma guerra dentro do Executivo. De um lado, ministros que lutam pela popularidade de Bolsonaro, do outro, Guedes, que quer a manutenção do teto de gastos. 'É admitir que se está partindo para um vale tudo para reeleger Bolsonaro', avalia Vera Magalhães.

  • Prévias do PSDB: 'apesar do tom ameno do debate, guerra interna não acabou'

    19/10/2021 Duration: 11min

    Os três pré-candidatos do PSDB à presidência participaram, nesta terça, de um debate organizado pelos jornais O Globo e Valor. Maria Cristina Fernandes avalia que o tom do encontro foi propositivo, demonstrando que os políticos 'se deram conta de que lavação de roupa suja em público os está deixando no prejuízo. No entanto, ela destaca que disputa deve continuar acirrada, inclusive com possibilidade de questionamentos quanto ao sistema de votação.

  • Em debate, 'Doria e Eduardo Leite foram muito cordiais'

    19/10/2021 Duration: 07min

    Merval Pereira comenta debate, realizado pela Editora Globo, entre políticos que disputam as prévias do PSDB para a eleição presidencial de 2022. Ele destaca que houve pouco embate e que candidatos conseguiram discutir ideias. Merval Pereira avalia, ainda, que o PSDB vai tentar se impor frente a outros partidos que se apresentam como 'terceira via'.

  • Debate entre pré-candidatos do PSDB à presidência tem tom mais diplomático

    19/10/2021 Duration: 08min

    Vera Magalhães mediou o debate entre Eduardo Leite, João Doria e Arthur Virgílio - os três são pré-candidatos do PSDB à presidência. Ela comenta que Leite e Doria optaram por uma postura mais diplomática. 'Foi um debate em que as críticas se concentraram no governo Bolsonaro e eventualmente ao PT', diz.

  • O ultimo dia de depoimento na CPI e as expectativas em torno do Auxilio Brasil

    19/10/2021 Duration: 26min

    O CBN em Foco recebe a repórter Thaísa Oliveira, que traz informações sobre a CPI da Covid-19, que realiza hoje o seu último dia de depoimento. Carlos Andreazza e Nadedja Calado também falam sobre o impasse em relação ao futuro do auxílio emergencial e ao novo programa social do governo. O entrevistado do dia é o economista Naercio Menezes Filho, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância e professor do Insper. Ele avalia que o esboço do Auxílio Brasil tem alguns pontos positivos, mas ainda não se sabe de onde virá o dinheiro para esse novo programa.

  • Órfãos da Covid na CPI: 'parte do ritual do luto que eles não puderam ter'

    19/10/2021 Duration: 08min

    Sérgio Abranches fala sobre os impactos consumados da CPI: 'produziu um efeito devastador para o Bolsonaro e atinge sua pretensão de reeleição'. Sobre a sessão de ontem, Abranches disse que órfãos da Covid tiveram 'um dia para compartilhar a dor com a sociedade brasileira' e também, 'um momento de indignação das injúrias que Bolsonaro fez'.

  • 'O risco que se corre é o relatório final ser queimado em uma fogueira de vaidades'

    18/10/2021 Duration: 12min

    Bernardo Mello Franco destaca que o relatório feito por Renan Calheiros prevê o pedido de indiciamento de 71 pessoas. A lista é encabeçada por Jair Bolsonaro e inclui os três filhos do presidente, além de quatro ministros da ativa e dois ex-ministros. No entanto, em meio as divergências em relação ao texto, há incertezas sobre o que será oficial. 'A maior parte dessa disputa está sendo ditada por uma guerra de holofotes', afirma Bernardo.

  • Depois das divergências, 'bombeiros do G-7' vão 'lavar a roupa suja' pelo relatório de Renan Calheiros

    18/10/2021 Duration: 22min

    'A coisa ficou tão mal parada no fim de semana que havia senadores que aventavam a possibilidade de votarem o texto do senador Alessandro Vieira', informa Vera Magalhães. O vazamento do relatório à imprensa irritou os dirigentes da CPI da Covid-19, que entendem que Renan Calheiros jogou para opinião pública para ganhar apoio. 'É patente que enquadrar o presidente em 11 crimes acaba fragilizando a conclusão', aponta Vera.

  • CPI corre risco com 'racha' entre senadores na produção do relatório final

    18/10/2021 Duration: 08min

    Maria Cristina Fernandes explica que os integrantes da CPI da Covid-19 divergem em relação a diversos pontos do relatório que está sendo preparado por Renan Calheiros. Uma das principais controvérsias é a caracterização de genocídio para a morte de indígenas na Amazônia. A comentarista avalia que existe risco de o relatório final ser resultado de um embate, e não de um acordo.

  • CPI da Covid: arestas precisam ser aparadas para que o relatório vá ao ar

    18/10/2021 Duration: 04min

    Vera Magalhães fala sobre o adiamento do relatório da CPI da Covid. Ela comenta o vazamento do relatório do senador Renan Calheiros para a imprensa. Houve a tentativa de transformá-lo em fato consumado, o que acabou causando uma certa discussão entre eles, adiando a votação do relatório.

  • 'Renan Calheiros está indo muito além das suas pernas'

    18/10/2021 Duration: 05min

    Merval Pereira faz uma análise da CPI da Covid, as divergências, o adiamento da leitura do relatório final e o vazamento de parte do documento pelo relator. 'Renan Calheiros fez uma jogada política a seu favor. Liberou pontos importantes do relatório para a imprensa e foi o grande assunto dos últimos dias'. Merval explica que 'Renan está querendo acusar Bolsonaro de crimes que são difíceis de serem apurados e transformados em acusação de peso'. Comentarista diz que presidente da CPI, Omar Aziz, está correto ao adiar a divulgação e passar um pente-fino no relatório.

  • CPI adia leitura de relatório final; Bolsonaro gira 'carrossel de inimigos' e volta a atacar vacinas; PEC dos Precatórios

    18/10/2021 Duration: 26min

    Na abertura do programa, a repórter Thaísa Oliveira fala sobre o adiamento da leitura do relatório final da CPI da Covid, que estava marcada para amanhã, mas ficou para quarta-feira. A votação está prevista para a terça-feira, dia 26. Carlos Andreazza e Nadedja Calado destacam que Bolsonaro tem adotado uma postura menos agressiva no último mês, principalmente em relação aos membros do Judiciário. Andreazza diz que 'o que o presidente está fazendo é girar o carrossel de inimigos. Ele apenas trocou de alvo. Deixou de atacar o STF e voltou a atacar as vacinas e os governantes locais'. Andreazza e Nadedja entrevistam professor de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, João Villaverde, sobre o Orçamento para 2022, precatórios, Bolsa Família e teto de gastos.

  • Ciro Gomes tenta se aproveitar do antipetismo

    16/10/2021 Duration: 17min

    Petria Chaves conversa com o professor Carlos Melo sobre os principais acontecimentos políticos que ocorreram na semana. O destaque vai para a competição na esquerda. Ciro Gomes fez ataques a Lula, que respondeu. Comentarista destaca que o pedetista hoje é o personagem político que mais bate no ex-presidente. O objetivo seria se aproveitar do antipetismo, de olho em 2022. Carlos Melo fala ainda sobre a postura de Jair Bolsonaro, a popularidade de Paulo Guedes e as expectativas em torno do relatório da CPI da Covid-19.

page 1 from 2