Política

Informações:

Synopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodes

  • Lula consegue foto com governadores, mas não dá respostas sobre o ICMS

    27/01/2023 Duration: 14min

    Em encontro satisfatório, o governo federal conseguiu uma carta assinada em conjunto pela defesa da democracia e definiu a criação de um conselho entre União, Estados e municípios. Já a demanda sobre a recomposição do ICMS segue com 'água no chopp', como define Vera Magalhães: 'Tirou-se a foto, mas não teve nenhuma proposta'.

  • AGU estuda pedir ressarcimento a Bolsonaro por gastos com o cartão corporativo

    27/01/2023 Duration: 06min

    A Advocacia-Geral da União avalia se houve uso indevido do cartão especialmente em período de campanha para favorecer o ex-presidente quando candidato. Por lei, os gastos são um mecanismo de urgência para os presidentes, mas até os filhos de Jair Bolsonaro usaram o cartão para remédios antidepressivos. 'A AGU trabalha para ver se cabe algum pedido de ressarcimento, não só de Bolsonaro, mas também do PL', conta Bela Megale.

  • Recomposição do ICMS é 'grande nó a ser desatado' em reunião de Lula com governadores

    27/01/2023 Duration: 05min

    O presidente Lula está reunido com os governadores de todo o país, no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (27). Vera Magalhães afirma que a pauta do ICMS é 'o grande nó a ser desatado'. 'Estas armadilhas que o Bolsonaro deixou e que são de difícil solução em duas pontas. Tanto a isenção de tributos federais, quanto a questão do teto do ICMS, dos combustíveis e energia que precisa ser resolvida, porque foi uma grande perda de receita para os estados', afirma.

  • 'Um truque até bem pensado de Valdemar Costa Neto'

    27/01/2023 Duration: 06min

    Merval Pereira fala sobre a postura do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que voltou a dizer que tinha minuta golpista na casa de todo mundo. ‘Eu tenho a impressão que ele quis vulgarizar essa questão, quis dizer que não tinha importância nenhuma’. O problema é que a minuta foi encontrada na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. ‘Acho que ele está querendo tirar a responsabilidade do Anderson Torres e, principalmente, do Bolsonaro’.

  • Povo de Sucupira aguarda a volta de Odorico Paraguaçu

    27/01/2023 Duration: 03min

    Sua mulher foi vista no aeroporto da cidade, mas prefeito ainda não voltou ao país. Moradores ainda estão preocupados com a possibilidade de golpe.

  • Lula se reúne com governadores; o ‘pacote antigolpismo’ do Ministério da Justiça; e a pauta ‘light’ do STF

    27/01/2023 Duration: 24min

    A repórter Gabriela Echenique destaca que os 27 governadores se reúnem pela segunda vez com o presidente Lula. Agora, eles vão levar demandas que consideram prioritárias. O ponto em comum é a compensação pelo corte do ICMS sobre combustíveis. Carlos Andreazza e Marcella Lourenzetto listam o chamado 'pacote antigolpismo' apresentado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, ao presidente Lula. Os âncoras entrevistam a professora de direito da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Centro-Europeia, Juliana Cesario Alvim. Ela fala sobre a pauta 'light' de julgamentos divulgada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. A Corte quer evitar temas polêmicos neste semestre para, em tese, evitar se expor politicamente e conter os ataques de bolsonarismo.

  • Temer costurou a paz na Fiesp

    27/01/2023 Duration: 05min

    Depois de quase quatro meses de tentativas de um grupo oposicionista para derrubar Josué Gomes da Silva do comando da Fiesp, o articulador para que a paz fosse selada na entidade foi o ex-presidente Michel Temer. Ouça Lauro Jardim e entenda.

  • 'Pela primeira vez, governo Lula se preocupa em resolver comando de Câmara e Senado'

    27/01/2023 Duration: 10min

    Andréia Sadi fala sobre eleição das Mesas das Casas: 'momento político é de cautela'. Ela conta o que se pode esperar de Lira e Pacheco nessas movimentações. 'Lira, no governo Bolsonaro, agiu de forma alinhada ao presidente', lembra a comentarista. Ouça e entenda.

  • Lula decidirá se PEC da guarda nacional seguirá ao Congresso como órgão civil ou militar

    26/01/2023 Duration: 23min

    Vera Magalhães fala sobre o 'Pacote da Democracia', entregue pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, a Lula. O texto pretende a criação de uma nova força de segurança. 'Governo quer aproveitar o embalo em que os Três Poderes estão na mesma toada contra o extremismo e acelerara a votação dessa PEC', destacou.

  • Com apoio do PT, Lira será reeleito com votação histórica na Câmara

    26/01/2023 Duration: 09min

    Praticamente candidato único, Arthur Lira (PP-AL) espera conquistar 500 votos dos 513 possíveis na eleição da Casa. Ligado a Bolsonaro e chefe do Centrão, Lira conseguiu também o apoio do presidente Lula. Ainda durante a transição, o PT desistiu de lançar um nome ou apoiar outro deputado. Bernardo Mello Franco analisa o poder que Lira terá após a vitória de 'lavada': 'poder de barganha para arrancar o que quiser do governo'.

  • 'Vai ter uma grande mexida partidária depois das eleições das mesas'

    26/01/2023 Duration: 08min

    Vera Magalhães fala sobre as eleições das mesas do Congresso nesta semana. Arthur Lira e Rodrigo Pacheco disputam a reeleição para Câmara e Senado, respectivamente. Ela fala sobre possível grande mexida partidária e preocupação com segurança no dia da eleição.

  • 'Dizer que Dilma sofreu golpe é fake news pura; governo não pode determinar o que é verdade'

    26/01/2023 Duration: 04min

    No Momento da Política, Merval Pereira critica a tentativa do governo Lula de impor a própria versão dos fatos, em especial no tocante ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. 'Isso é um fato totalmente distorcido', diz. 'Ela foi impedida por questões fiscais e condutas ilegais, é imutável.' Para Merval, é sempre perigoso quando um governo quer determinar o que é verdade: 'estão se preocupando com coisas mais políticas que coisas realmente necessárias para o país.'

  • 'O STF escolheu sua agenda, mais uma vez, com base em critérios políticos'

    26/01/2023 Duration: 25min

    O CBN Em Foco fala sobre os julgamentos do primeiro semestre do STF neste ano, com destaque para os fatos polêmicos terem ficado de fora. A articulação do segundo escalão do governo Lula também é tema, assim como a política econômica.

  • 'Genocídio contra a etnia Yanomami consumou-se no governo Bolsonaro', diz jurista Wálter Maierovitch

    26/01/2023 Duration: 09min

    Wálter Fanganiello Maierovitch, professor, desembargador e jurista brasileiro, fala sobre origem do termo 'genocídio'. O comentarista discorre sobre a abertura de inquérito para investigar suposto crime de genocídio e omissão de socorro na assistência dada pelo governo federal aos Yanomami e fala sobre responsabilização de Bolsonaro e Salles.

  • Valdemar Costa Neto planeja restabelecer pontes com Alexandre de Moraes

    26/01/2023 Duration: 05min

    O presidente do PL decidiu que é hora de se reaproximar com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Valdemar sinalizou a pessoas próximas que planeja pedir, nas próximas semanas, uma audiência com o magistrado. Aliados já sugeriram um roteiro para apresentar a Moraes: admitir que errou com a ação que questionou as urnas e falar que seguiu as orientações de Jair Bolsonaro.

  • Legislativo e Judiciário terão maior segurança da história da democracia na abertura dos trabalhos em 2023

    25/01/2023 Duration: 06min

    Bela Megala fala sobre a articulação entre os Poderes e o interventor da Segurança Pública no DF, Ricardo Cappelli, para garantir a total segurança dos políticos em 1º de fevereiro, quando retornam os trabalhos em Brasília. A intervenção federal termina em 31 de janeiro, mas Cappelli deixará pronto um plano de segurança, que será, inclusive, testado previamente para assegurar a proteção dos prédios públicos.

  • Governo Bolsonaro foi genocida contra os indígenas, diz Marina Silva

    25/01/2023 Duration: 25min

    A ministra do Meio Ambiente afirmou que policiais federais passaram informações à ela de que pastas do ex-governo cobravam valores altos para dar suporte logístico e orçamentário às operações contra o garimpo ilegal.

  • Interventor de Segurança do DF entrega 'raio-x' de atos golpistas ao STF nesta quarta (25)

    25/01/2023 Duration: 07min

    Nesta quarta-feira (25), o interventor da área de Segurança do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, entrega ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes um relatório com um 'raio-x' do que houve em Brasília no dia dos atos golpistas. Bela Megale explica que o documento traz imagens aéreas que mostram que o número de policiais militares nas ruas, no dia 8 de janeiro, era insuficiente para conter os 5 mil bolsonaristas radicais. 'Outro ponto importante é que este documento mostra que o que houve não foi falta de informação de inteligência para conter os golpistas. A questão central do relatório é que não houve mobilização das forças policiais, que seriam responsáveis por conter estes atentados', afirma.

  • Entenda o que é o 'Pacote da Democracia' proposto pelo governo Lula

    25/01/2023 Duration: 05min

    Vera Magalhães fala sobre o chamado 'Pacote da Democracia'. A comentarista explica que esta é uma iniciativa, que parte do Ministério da Justiça, que incluirá uma série de mudanças legislativas para endurecer penas contra influenciadores de atos antidemocráticos, além de uma legislação para tentar controlar o discurso de ódio nas redes sociais e a criação de uma Guarda Nacional para fazer a segurança dos prédios públicos atacados nos atos terroristas do último dia 8 de janeiro no Distrito Federal. 'Esta Guarda Nacional cuidará também da proteção de reservas indígenas e de fronteiras', afirma.

  • 'Uma manipulação de votação realmente escandalosa'

    25/01/2023 Duration: 04min

    Merval Pereira fala sobre o pacote de benesses aos deputados promovido por Arthur Lira às vésperas da eleição na Câmara. ‘Essa coisa está completamente descontrolada. Vergonhoso’.

page 1 from 5