Liberdade De Expressão - Artur Xexéo E Carlos Heitor Cony

Informações:

Synopsis

Debate sobre assuntos variados, desde escândalos políticos até o Oscar; de conflitos internacionais a tendências de comportamento.

Episodes

  • Pessoas que furaram a fila da vacina devem receber a segunda dose?

    Pessoas que furaram a fila da vacina devem receber a segunda dose?

    18/02/2021 Duration: 15min

    O debate fica entre o lado biológico e social para os dois entrevistados. A favor da aplicação da segunda dose para essas pessoas, o diretor da Sociedade Paulista de Infectologia e médico infectologista do Hospital de Clínicas de São Paulo, Evaldo Stanislau, diz que 'seremos punidos duas vezes: por a pessoa ter furado a fila e não ter tomado a segunda dose'. Já o advogado e médico sanitarista Daniel Dourado comenta que a situação é complicada já que 'são poucas doses' e em alguns municípios elas já acabaram. Assim, a aplicação da segunda dose, para ele, tira a possibilidade do grupo prioritário tomar a vacina.

  • Como ler os clássicos?

    Como ler os clássicos?

    10/02/2021 Duration: 18min

    Em pauta na coluna desta quarta, a importância da leitura e a forma como as escolas introduzem a literatura entre os alunos. Para conversar sobre o tema e sobre os riscos de se oferecer livros densos demais, foram convidados dois especialistas no assunto. Afinal, como ler os clássicos? Neste ponto, a estratégia da escola é fundamental.

  • Licença de obras: o equilibro entre o ‘liberou geral’ e o excesso de burocracia

    Licença de obras: o equilibro entre o ‘liberou geral’ e o excesso de burocracia

    04/02/2021 Duration: 16min

    Coluna fala sobre mudanças na lei para licenciamento de obras a partir de ação do Ministério da Economia. A ideia era desburocratizar os processos. Foi criado um serviço público de licenciamento. Para debater o controverso assunto, visto por muitos como ‘um liberou geral’, os convidados foram o doutor em Urbanismo Sergio Magalhães e o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet.

  • A disputa pela presidência do Senado

    A disputa pela presidência do Senado

    21/01/2021 Duration: 16min

    O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que é líder do PT no Senado, justifica o apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) dizendo que a bancada viu no parlamentar 'as condições de defesa da democracia, abrindo espaço para a diversidade de representação'. Já o senador Esperidião Amin (PP-SC) defende a eleição de Simone Tebet (MDB-MS) porque, segundo ele, ela terá 'independência e autonomia' para colocar em votação projetos como a PEC 8219, que limita os pedidos de vista e as decisões monocráticas do Supremo.

  • A suspensão das contas de Donald Trump nas redes sociais

    A suspensão das contas de Donald Trump nas redes sociais

    14/01/2021 Duration: 16min

    O professor e pesquisador sobre ciências de dados, redes sociais e comunicação política e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da UFES, Fabio Malini, destaca que os usuários das plataformas devem obedecer às regras estabelecidas, mas há um 'certo limite' quando essa decisão pelo banimento é unilateral, porque há impactos, sobretudo, na liberdade de expressão. Já o professor de comunicação digital pela ECA-USP e consultor em inovação digital Luli Radfahrer avalia que as redes sociais não são 'praças públicas nem veículos de informação', mas, sim, empresas privadas que podem banir quem elas quiserem. Para ele, o grande problema não está no cerceamento, porque o que está em questão é um debate sobre o que é público e o que é privado.

  • A disputa para a presidência da Câmara dos Deputados

    A disputa para a presidência da Câmara dos Deputados

    08/01/2021 Duration: 13min

    O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que é vice na chapa de Arthur Lira (PP-AL), e o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder do partido na Câmara, debatem as principais questões que envolvem a sucessão na Casa. Segundo Ramos, Lira garantiu que qualquer projeto, para chegar ao plenário, terá que passar pelo colegiado de líderes, num 'debate democrático', lembrando que ser apoiado pelo presidente não significa submissão ao Planalto, já que o próprio Rodrigo Maia foi reeleito com aprovação de Bolsonaro. Já Molon, que é favorável à eleição de Baleia Rossi (MDB-SP), destaca que Maia está engajado na campanha do emedebista justamente pela defesa à independência da Casa e à democracia. 'O Poder Legislativo tem papel central e não pode virar um puxadinho do Palácio do Planalto', afirma.

  • A compra das vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado é válida?

    A compra das vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado é válida?

    05/01/2021 Duration: 15min

    O presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e presidente do Instituto Coalizão Saúde, Claudio Lottenberg, vê a busca por doses pelas clínicas particulares como 'algo natural', já que o sistema de saúde brasileiro é organizado com o setor cooperando com o governo. Para ele, 'quem ganha é a sociedade', porque a iniciativa contribui para a 'imunidade de rebanho'. Já o sanitarista Gonzalo Vecina, que é mestre em administração e concentração de saúde pela EAESP/FGV, é contra a negociação. Segundo ele, o grande problema é a criação de uma fila independente que anda com uma outra velocidade. 'No meio de uma pandemia, não deveria haver desigualdades', afirma. O médico admite que, do ponto de vista de uma economia liberal, 'é assim mesmo que funciona', mas, segundo ele, neste momento, isso representa uma 'imoralidade'.

  • As coligações proporcionais deveriam voltar nas próximas eleições?

    As coligações proporcionais deveriam voltar nas próximas eleições?

    15/12/2020 Duration: 13min

    O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, se diz contra a medida porque, segundo ele, havia no país uma 'farra das coligações, em que partidos sem nenhuma afinidade ideológica se juntavam a partir de interesses meramente eleitorais'. Já a deputada federal Renata Abreu, que é presidente do Podemos, é a favor das coligações. Ela acredita que, na prática, pouca coisa mudou com o veto. 'Triplicou o número de candidatos, e ficou muito mais caro', diz a deputada.

  • A gestão do seguro DPVAT deveria voltar ao setor público?

    A gestão do seguro DPVAT deveria voltar ao setor público?

    10/12/2020 Duration: 13min

    O doutor em direito econômico pela USP e professor do Mackenzie Rodrigo Salgado acredita que sim. 'A principal questão aqui é a gestão de instrumento público de seguridade social', afirma ele. Já o doutor em direto comercial da USP e professor da FGV Luís André de Azevedo acredita que o seguro deve voltar a ser gerido pelo governo federal por tempo determinado, diante dos problemas ocorridos. 'É uma solução conjuntural, transitória', avalia ele. O consórcio que administrativa o DPVAT foi extinto em novembro após denúncias de irregularidades no uso da verba.

  • O auxílio emergencial deve ser prorrogado para o ano de 2021?

    O auxílio emergencial deve ser prorrogado para o ano de 2021?

    08/12/2020 Duration: 19min

    O debate contou com Antônio Corrêa de Lacerda, professor e diretor da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da PUC-SP, e Lauro Emilio Gonzalez, professor do Departamento de Finanças da EAESP-FGV e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV. Antônio Corrêa de Lacerda faz uma análise da situação econômica do Brasil em meio à pandemia e, segundo ele, o auxílio emergencial é a única maneira de milhões de brasileiros sobreviverem. ‘Não se trata de opinião, é uma constatação’. Para Lauro Emilio Gonzalez, o ideal seria não prorrogar o auxílio emergencial se existisse outro programa de transferência de renda que o substituísse adequadamente. 'O governo federal não foi capaz de levar essa proposição adiante'.

  • Como o resultado das eleições municipais pode impactar os planos de Bolsonaro para 2022?

    Como o resultado das eleições municipais pode impactar os planos de Bolsonaro para 2022?

    02/12/2020 Duration: 12min

    O professor de ciência política na FGV-Eaesp, Claudio Couto, coordenador e produtor do canal do YouTube e podcast 'Fora da Política Não há Salvação', disse que o presidente vai com um saldo devedor para a disputa em 2022. Ele destacou as derrotas de candidatos apoiados por Bolsonaro, o que reflete a impopularidade do presidente. A conversa contou ainda com o publicitário, Sergio Lima, especialista em marketing político. Ele foi responsável pela comunicação do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar. Para ele, como o presidente não participou ativamente das eleições, não é possível dizer que ele saiu derrotado, e nem os bolsonaristas.

  • A discussão envolvendo a revogação de resoluções do Conama

    A discussão envolvendo a revogação de resoluções do Conama

    08/10/2020 Duration: 15min

    Um debate sobre o tema envolveu o assessor sênior da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Rodrigo Justus, e o Presidente do Proam - Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, Carlos Bocuhy. O Conama decidiu derrubar resoluções que restringiam o desmatamento em manguezais e restingas. As medidas levaram a questionamentos jurídicos e ainda dividem opiniões pela importância do assunto. Segundo Rodrigo Justus, as resoluções que foram revogadas estavam sem efeito desde 2012, quando foi aprovado o Código Florestal. 'É uma tarefa antiga que estava aí para ser concluída'. Para Carlos Bocuhy, essa não é uma questão meramente jurídica. Trata-se de uma questão de mérito. 'A questão não é pacífica dessa forma como se coloca'.

  • O direito ao esquecimento

    O direito ao esquecimento

    06/10/2020 Duration: 19min

    O conceito é defendido por pessoas ou organizações que querem ter suas histórias desconectadas dos meios digitais. O debate contou com a participação da advogada Flora Pinotti Sano, especializada em propriedade intelectual e COO da Tutela Digitale, em Bolonha, na Itália, e a jornalista Kátia Brembatti, diretora da Abraji e professora de Jornalismo da Universidade Positivo. Para Flora Pinotti Sano essa é uma questão muito complexa. Ela explica que não se trata da eliminação de um conteúdo, mas da remoção desse conteúdo dos resultados de uma busca por um nome de uma pessoa. Para Kátia Brembatti, o direito ao esquecimento é uma afronta a liberdade a liberdade de informação e a liberdade de expressão.

  • A proposta do novo marco regulatório do gás

    A proposta do novo marco regulatório do gás

    29/09/2020 Duration: 13min

    O debate contou com o presidente executivo da ABRACE, Paulo Pedrosa, e o advogado Alexei Vivan, especialista gás e energia e regulação. Paulo Pedrosa diz que esse é um daqueles projetos que transforma a vida das pessoas e acrescenta que produtos que chegam nas pessoas podem ganhar competitividade e melhorar seus preços. Alexei Vivan questiona alguns pontos do projeto de lei, apesar de reconhecer a importância para o setor.

  • Os impactos políticos da visita do secretário de Estado americano ao Brasil

    Os impactos políticos da visita do secretário de Estado americano ao Brasil

    24/09/2020 Duration: 18min

    O senador Humberto Costa, do PT, disse que a viagem de Mike Pompeo a Roraima foi 'completamente inusitada' em termos diplomáticos e serviu de 'palanque' para provocações à Venezuela. Já o senador Chico Rodrigues, do DEM, afirmou que tudo não passou de uma visita protocolar para reafirmar parcerias estratégicas entre o Brasil e os Estados Unidos.

  • Um jornalista deve guardar uma informação de interesse público, mesmo sabendo que uma autoridade está mentindo?

    Um jornalista deve guardar uma informação de interesse público, mesmo sabendo que uma autoridade está mentindo?

    22/09/2020 Duration: 15min

    O debate contou com o jornalista Pedro Doria, escritor e colunista da Rádio CBN, e o professor titular aposentado de Ética e Filosofia da Unicamp, Roberto Romano. Para Doria, a questão chave é de ética jornalística. ‘O repórter faz um acordo com o entrevistado e cumpre esse acordo’. Ele explica que é por causa de determinadas condições, que se consegue obter informações que são de interesse público. Roberto Romano destaca que o sigilo da fonte é uma garantia dos trabalhos jornalísticos. 'O compromisso do jornalista não é com a sua fonte apenas. Ele tem um compromisso com o público, com o coletivo, com os homens que nele confiam'.

  • Como lidar com volta às aulas do ponto de vista da ciência e da educação?

    Como lidar com volta às aulas do ponto de vista da ciência e da educação?

    18/09/2020 Duration: 15min

    Participam do debate Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação e Paulo Nadanovsky, epidemiologista, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Eles falam sobre os riscos do retorno às aulas e sobre os danos que os alunos estão sofrendo por estarem afastados das escolas.

  • Deputados falam sobre pontos positivos e negativos da reforma administrativa

    Deputados falam sobre pontos positivos e negativos da reforma administrativa

    15/09/2020 Duration: 13min

    Deputado Federal Tiago Mitraud (Novo-MG), presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, e Deputado Professor Israel Batista (PV-DF), Coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, debatem a proposta. Texto será discutido pelo Congresso.

  • Por que votar em Donald Trump ou Joe Biden?

    Por que votar em Donald Trump ou Joe Biden?

    09/09/2020 Duration: 13min

    Josimar Salum, pastor e empresário, defende seu voto no candidato republicano. Já Marina Nonato, advogada, apresenta argumentos para votar em Joe Biden. Os dois opinam sobre a conduta do presidente dos EUA em relação à pandemia e discutem temas como imigração e

  • As leis do Código de Trânsito Brasileiro devem ser alteradas?

    As leis do Código de Trânsito Brasileiro devem ser alteradas?

    03/09/2020 Duration: 12min

    O debate contou com as participações dos senadores Styvenson Valentim, PODEMOS-RN, e Marcos Rogério, DEM-RO. O senador Styvenson Valentim diz que o Código de Trânsito precisa ser alterado. Mas, segundo ele, a legislação precisa ser modificada com segurança, cuidado e muita discussão. Para o senador Marcos Rogério, a reforma é necessária, já que as regras estão desatualizadas em relação ao atual momento. Ele destaca que não é uma reforma ampla, embora altere pontos estruturantes do Código de Trânsito Brasileiro.

page 1 from 5