Gestalt do Objeto: Sistema de leitura visual da forma

Try it Now Firm without compromise. Cancel whenever you want.

Synopsis

"Após mais de vinte anos desde sua primeira publicação, a 10ª edição de Gestalt do objeto traz a atualização final deixada por João Gomes Filho antes de falecer e um projeto gráfico desenhado pelas filhas do autor. Além de um grande legado, a obra é uma referência bibliográfica amplamente utilizada em trabalhos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, especialmente nas áreas de Arquitetura e Design.
O que acontece no nosso cérebro não é idêntico ao que acontece na nossa retina e, para alcançar a compreensão visual de uma forma, é preciso compreender as várias partes dentro do todo, segundo princípios da Psicologia da Percepção da Escola Gestalt. Utilizando-se desta fundamentação científica, aqui o Prof. Dr. João Gomes Filho propõe uma série de conhecimentos teórico-conceituais sobre os princípios da Gestalt, além de ilustrá-los com exemplos práticos e referências imagéticas estratégicas, que permitem que o leitor adquira uma educação visual e assimile melhor, e de maneira consciente, o mundo material à sua volta.
Ao entender todas as noções que nos permitem visualizar um objeto como ele de fato é — entre elas os princípios de ordenação, equilíbrio, clareza e harmonia visual relativos à concepção de produtos —, o leitor aprenderá como estes elementos subjetivos podem influenciar pessoas e tornar muito mais efetiva a comunicação de um produto ou uma ideia.
Gestalt do objeto é uma leitura de extrema importância para todas as pessoas que lidam com a criação de objetos ou imagens bidimensionais, tridimensionais e até mesmo virtuais, em áreas como Design, Arquitetura, Publicidade, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Fotografia, Moda e Configurações Ambientais.

Sobre o autor:
Com graduação em Desenho Industrial (FAAP), mestrado em Desenho Industrial (FAU-USP) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), João Gomes Filho atuou profissionalmente, ao longo de mais de trinta anos de carreira, em três modalidades distintas, mas convergentes, do Design: em empresas, nas quais desenvolveu projetos de diversos produtos como designer industrial; na área acadêmica, onde atuou como professor e, em dadas oportunidades, como coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Design; e na área de produção científica, sendo autor de três livros sobre o assunto: Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica, Design do objeto: bases conceituais e este Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. Para mais informações, acesse: .

Do mesmo autor, leia também:
• Design do objeto: bases conceituais
• Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica
"