El Chapo - A ascensão e queda do rei do crime

Try it Now Firm without compromise. Cancel whenever you want.

Synopsis

Joaquín Guzmán Loera é El Chapo, considerado o maior traficante de drogas deste século. Condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos em 2019, o mexicano foi o líder do cartel de Sinaloa durante décadas, acumulando riqueza e poder. De origem humilde, ele ascendeu rapidamente no mundo do crime. Sua capacidade de gestão e inventividade o levaram à enorme quantidade de exportação de cocaína, maconha e drogas sintéticas aos Estados Unidos. Entre suas marcas registradas, está a construção de túneis - para escoar drogas e fugir da cadeia. Sua história é também a do narcotráfico no México, marcado pela corrupção e pela guerra às drogas, que levou a milhares de mortes e desaparecidos no país.

Episodes

  • Episódio 1: Julgado e condenado

    Episódio 1: Julgado e condenado

    Duration: 15min

    Em 12 de fevereiro de 2019, após três meses de longos depoimentos e análise de milhares de provas, ficou pronto o veredito do maior traficante de drogas do mundo, o El Chapo. No que ficou conhecido como o julgamento do século, o governo dos Estados Unidos acusou Joaquín Guzmán Loera de crimes como tráfico internacional de drogas e assassinatos, depois de anos tentando capturá-lo. El Chapo já havia escapado da prisão duas vezes e sua rede de proteção parecia impenetrável. Até que a sua extradição foi autorizada e ele enfim foi julgado em solo americano.

  • Episódio 2: A expansão

    Episódio 2: A expansão

    Duration: 24min

    Ao contrário do que acreditavam as autoridades americanas e setores da sociedade, capturar El Chapo não fez com que o tráfico internacional de drogas terminasse por completo. A caçada contra ele, entretanto, ajudou a aumentar sua fama. Além disso, sua prisão contribuiu para a expansão de outros grupos criminosos no México. Como um antigo parceiro de Joaquín Guzmán afirmou, o problema dos narcotraficantes é um ciclo vicioso: "Assim que um cabeça do grupo é preso, morto ou extraditado, seus substitutos já estão por aí".

  • Episódio 3: Narcotráfico à mexicana

    Episódio 3: Narcotráfico à mexicana

    Duration: 28min

    O tráfico de drogas no México é marcado pela violência em disputas entre gangues e a polícia, mas é também pela dificuldade do governo de investigar e prender os criminosos. Isso porque a corrupção e extorsão de autoridades seria uma prática arraigada nas instituições. O modus operandi dos narcotraficantes, como El Chapo, resultou em fugas de cadeias e na deslegitimação da justiça no país. Para resolver o problema à sua maneira, os Estados Unidos entraram na guerra e colocaram à prova a soberania mexicana.

  • Episódio 4: De Joaquín a El Chapo

    Episódio 4: De Joaquín a El Chapo

    Duration: 17min

    Da origem humilde no campo à lista de bilionários da revista Forbes, a trajetória de Joaquín Archivaldo Guzmán Loera é marcada por acusações de tráfico internacional de drogas e assassinatos. O início de sua vida na ilegalidade começou em uma plantação de maconha sob o argumento de que o trabalho era para ajudar a pagar as contas de sua família. Daquele momento até os anos 2000, ele deixou a vida economicamente apertada ao lado da mãe e dos irmãos para uma realidade de extrema riqueza e fama.